Licenciamento Ambiental

Precisa de assessoria em um processo de licenciamento? Nossos especialistas podem lhe assessorar em todas as etapas do processo de licenciamento, inclusive no pleno atendimento das exigências necessárias junto ao órgão licenciador (municipal, estadual ou federal).

Benefícios do Licenciamento Ambiental

Diferenciação no mercado

O Licenciamento Ambiental é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81) e tem como objetivo regular atividades potencialmente poluidoras…

Facilidade na obtenção de créditos e financiamentos

O bem estar da sua atividade com as práticas ambientais irão garantir o acesso à crédito e financiamentos junto aos bancos estatais, como BNDES, CEF, BB, FINEP e outros.

Economia com Despesas

Você economizará despesas relacionadas ao consumo de água, energia e matéria prima, reduzindo o desperdício e otimizando seus gastos.

Melhoria no Ambiente de Negócios

Empresas de grande porte exigem dos seus prestadores de serviço a apresentação de todas as licenças cabíveis, o que permite potencializar a sua demanda e otimizar sua receita mensal.

Redução de possibilidade de multas

A licença evita o recebimento de multas. O valor poderá variar de R$500 à R$10 milhões de reais, podendo colocar em risco a continuidade de suas operações.

O que é o Licenciamento Ambiental?

O licenciamento ambiental é um instrumento importante e necessário de proteção e manutenção dos recursos necessários à sustentabilidade dos ecossistemas e dos negócios. Ele prevê condições para que o estabelecimento minimize ou elimine os danos ao meio ambiente, ao mesmo passo que garante o desenvolvimento social e econômico do país.

A sua obrigatoriedade é prevista em lei desde 1981 e pode ser conduzida nos âmbitos municipal, estadual ou federal, de acordo com a extensão territorial do empreendimento e seu porte.

Quais são os tipos de licenças?

Em regra, o Licenciamento divide-se em três fases:

Licença Prévia

Durante a fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do projeto, é preciso solicitar a licença prévia. Ela aprova apenas a viabilidade ambiental e estabelece as exigências técnicas para que ocorra o desenvolvimento do projeto. Mas ainda não autoriza a instalação.

Licença de Instalação

Depois de atender todas as normas e condições estabelecidas pela licença prévia, é preciso emitir uma licença de instalação (LI). É através dela que se obtém autorização para iniciar a obra de implementação de um projeto. Atestando a viabilidade de concepção e localização do empreendimento, e as condicionantes que deverão ser atendidas na próxima fase.

Licença de Operação

Após verificar o cumprimento das exigências feitas nas licenças anteriores, é concedida a licença de operação (LO) para que a empresa comece a funcionar de fato e realizar as suas atividades produtivas.

licenciamento ambiental

Etapas para Licenciamento

Identificação das Necessidades

Nessa etapa identificaremos a licença necessária para que seja solicitado ao órgão licenciador competente, o formulário adequado para a atividade que pretende licenciar.

Apresentação de Documentos

Apresentação do Formulário Preenchido ao órgão ambiental juntamente com os demais documentos que lhe forem solicitados.

Vistoria Técnica

Haverá uma vistoria técnica no empreendimento para verificar a veracidade das informações apresentadas.

Emissão da Licença

Caso não seja necessária a revisão dos estudos ou realização de alterações no projeto, a licença ambiental será emitida pelo órgão ambiental.

Orçamento

Solicite uma Proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível.

A solução ideal para o seu empreendimento

A Unira é uma empresa ética e compromissada com os seus clientes, especializada em soluções ambientais e de segurança do trabalho.

Com um time altamente treinado e capacitado, nós cuidaremos de todas as suas demandas ambientais. Assim, você pode focar no que há de mais importante para o desenvolvimento do seu empreendimento: as vendas, e o atendimento de excelência.